O chá de casca de abacaxi


O chá de casca de abacaxi é uma bebida que tem sido cada vez mais consumida por seus diversos benefícios para a saúde. Além de ser uma ótima opção para aproveitar partes da fruta que normalmente são descartadas, o chá de casca de abacaxi também é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir diversas doenças.


Para preparar o chá de casca de abacaxi, é preciso cortar a casca em pequenos pedaços e ferver em água por alguns minutos. A bebida pode ser consumida quente ou fria, e pode ser adoçada com mel ou açúcar, se desejado. Além disso, a casca de abacaxi também pode ser utilizada para fazer sucos, saladas e até mesmo doces.


Entre os principais benefícios do chá de casca de abacaxi está a regulação da glicemia no sangue. Isso porque a bebida contém uma substância chamada bromelina, que ajuda a controlar a absorção de açúcar pelo organismo e a manter os níveis de glicose estáveis. O chá de casca de abacaxi também é rico em fibras, que ajudam a retardar a absorção de açúcar no sangue e a prevenir o diabetes.


Além da regulação da glicemia, o chá de casca de abacaxi também oferece outros benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares, a redução do risco de câncer e a melhoria da digestão. A bebida também é rica em vitaminas C e A, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a manter a pele saudável.


No entanto, é importante lembrar que o chá de casca de abacaxi não deve ser utilizado como substituto de medicamentos para o controle da glicemia, e que o consumo deve ser orientado por um profissional de saúde. Além disso, pessoas alérgicas ao abacaxi devem evitar o consumo da bebida.


Referências:

RODRIGUES, T.C.; FRAGA, C.M.; GUILHERME, M.R. Atividade hipoglicemiante e hipolipemiante do chá de casca de abacaxi em ratos diabéticos induzidos por aloxano. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, v. 15, n. 3, p. 373-380, 2013.

SANTOS, M.A.A.; MELO, C.M.; AGUIAR, R.M.; et al. Influência do extrato da casca do abacaxi (Ananas comosus L.) na glicemia e peso corporal de ratos Wistar diabéticos induzidos por aloxano. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 19, n. 2A, p. 232-237, 2009.

REYES, E.; RODRÍGUEZ-FELIX, A.; GONZÁLEZ-MONTEJANO, T.H.; et al. Bromelain supplementation decreases glycemic and lipidemic parameters, modulates redox status, and increases fibrinolytic activity in adults with type 2 diabetes mellitus.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: Healthier Steps (Divulgação / Reprodução)


________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. ©  Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários