Torta de maçã estilo McDonald’s


A Torta que Conquistou o Mundo: Versão Caseira da Clássica Maçã Dourada

Uma mordida crocante, um recheio quente de nostalgia, a clássica torta de maçã do McDonald’s, agora feita em casa com o toque de um chef.


Quem não lembra do sabor nostálgico e reconfortante da famosa Torta de Maçã do McDonald’s? Com sua massa crocante e recheio quente, aromático e levemente ácido, ela conquistou gerações. 

Esta versão caseira traz o mesmo encanto, porém com ingredientes frescos, sem conservantes e controle total do açúcar. Ideal para sobremesas rápidas, lanches da tarde ou até como mimo para as crianças, essa torta é fácil, prática e deliciosamente saudável, especialmente quando feita com maçãs verdes, ricas em fibras e com baixo índice glicêmico.


Ingredientes:

Massa:

• 1 pacote de massa pronta para pastel (fina, redonda, cerca de 20 unidades)

Recheio:

• 3 maçãs pequenas (preferencialmente verde, como Fuji ou Granny Smith), sem casca e picadas em cubos pequenos

• ½ colher (chá) de canela em pó

• ½ xícara (chá) de açúcar (ou açúcar de coco para versão mais saudável)

• ¾ xícara (chá) de água

• Suco de ½ limão

• 1 colher (sopa) cheia de amido de milho

Finalização:

• 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida

• Mistura de 2 colheres (sopa) de açúcar com ½ colher (chá) de canela em pó


Modo de preparo:

- Em uma panela média, combine as maçãs picadas, suco de limão, água, açúcar, canela e um pouquinho de água.

- Leve ao fogo médio e cozinhe por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as maçãs fiquem macias, mas ainda com leve consistência.

- Dissolva o amido de milho em ½ xícara de água fria e acrescente à panela. Cozinhe por mais 2 minutos, até o recheio engrossar levemente.

- Retire do fogo e deixe esfriar completamente (pode refrigerar por 20 minutos para acelerar).

- Com a massa de pastel pronta, coloque 1 colher (sopa) do recheio no centro de cada disco. Dobre ao meio, formando meia-lua, e pressione bem as bordas com um garfo para selar.

- Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por 20 a 25 minutos, ou até dourar levemente.

- Ao sair do forno, pincele imediatamente com manteiga derretida e passe na mistura de açúcar com canela. Sirva morno.


Benefícios nutricionais:

As maçãs fornecem pectina, uma fibra solúvel que auxilia na digestão e no controle do colesterol. A canela tem ação anti-inflamatória e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. O limão contribui com vitamina C, potencializando a absorção de nutrientes. Embora contenha açúcar, a quantidade é equilibrada e pode ser ajustada conforme necessidade.


Informações adicionais:

• Rendimento: 10 a 12 unidades

• Tempo de preparo: 50 minutos (incluindo resfriamento)

• Validade: consumir no mesmo dia para preservar a crocância. Pode ser congelada crua por até 30 dias,  basta assar diretamente do congelador, acrescentando 5 a 8 minutos no forno.


Dica do Chef:

Para uma massa mais rica e caseira, substitua a massa de pastel por uma folha de massa folhada fresca ou faça sua própria massa com farinha, manteiga gelada e água gelada. Se quiser surpreender, adicione uma pitada de noz-moscada ralada ao recheio, é o segredo que alguns chefs usam para dar profundidade ao sabor clássico da torta de maçã.



Por jornalista Márcio Batista
Foto: sholdesigng (Divulgação / Reprodução)

________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou  trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. ©  Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.

Postar um comentário

0 Comentários