Cúrcuma: conheça os incríveis benefícios dessa especiaria e saiba como consumir
A grande quantidade de vitamina A é um dos grandes destaques deste alimento
Não é novidade que os brasileiros amam temperar bem suas comidas. Afinal, nosso país está repleto de ervas, plantas e raízes dos mais diversos sabores.
Contudo, há alguns condimentos que podem trazer grandes vantagens para nossa saúde quando consumidos da forma correta. Pensando nisso, vamos te mostrar quais são os benefícios da cúrcuma e como consumi-la corretamente.
Essa planta, também conhecida por seu nome científico Curcuma longa, pertence ao grupo dos carotenoides. Ou seja, dentre os diversos benefícios da cúrcuma podemos destacar a grande quantidade de vitamina A e suas propriedades antioxidantes.
Principais benefícios da cúrcuma
Se alimentar de produtos naturais traz muitas vantagens para nosso organismo. Desse modo, a cúrcuma é altamente recomendada por especialistas, uma vez que essa planta possui ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Além disso, ela também pode:
Proteger o coração
Alimentos ricos em vitamina A, B e C, têm alto poder antioxidante. Além disso, a cúrcuma também possui betacaroteno e luteína, diminuindo assim, os ricos de um possível ataque de AVC, dentre outras doenças cardiovasculares.
Melhorar a digestão
O consumo desse tempero ativa proteínas específicas em nosso corpo, que são antioxidantes poderosos. Em outras palavras, seu uso pode resolver problemas estomacais, por ter propriedades anti-inflamatórias. Esse condimento também possui ação antibacteriana, previne úlceras e o surgimento da gastrite.
É ideal para quem pratica exercícios físicos
As características dessa planta fazem com que a restauração dos músculos se dê de forma rápida. Ou seja, após praticar exercícios físicos, nossas fibras musculares são machucadas. Por fim, o poder anti-inflamatório da cúrcuma alivia as dores do pós treino, diminuindo a exaustão muscular.
Como consumir a cúrcuma de maneira correta
É interessante esquentar essa especiaria antes de consumi-la para que suas propriedades bioativas possam se intensificar. Além disso, para aproveitar melhor os benefícios da cúrcuma, é recomendável que você use esse tempero juntamente com algum tipo de gordura, como o óleo de coco ou azeite de oliva.
Do mesmo modo, esse condimento é ótimo para temperar saladas, e você também pode consumí-lo juntamente com cebolas e pimentas. Por fim, sinta-se livre para fazer sua combinação preferida.
Por jornalista Márcio Batista
Fonte: Tecno Notícias / Hévila Meireles
Foto: Westend61/Getty Images (Divulgação / Reprodução)
________________
É proibido copiar os artigos deste site. A publicação dos artigos aqui postados em outros sites, blogs, impressos, trabalhos acadêmicos, ou trabalhos científicos devem seguir a regra da ABNT. Copiar deliberadamente na íntegra qualquer conteúdo deste site, implica em crime, previsto no Código Penal. Lei do direito autoral. © Todos os direitos reservados ao jornalista Márcio Batista de Florianópolis, SC, Brasil.
0 Comentários